O que fazer para sobreviver à crise?

Estamos num ano de crise. E, pasmem, as coisas tendem a piorar. A crise que se instalou no país ainda terá sequelas maiores que as atuais. Muitas empresas ainda estão “colocando a poeira embaixo do tapete”. Os grandes problemas existentes hoje são decorrentes de práticas simples que não foram evidenciadas. Vivemos no “jeitinho brasileiro. Somos campeões em adiar projetos ou decisões, e isto custa caro num negócio. Focamos à espera do que pode acontecer.

Muitas pessoas têm esperado o momento de reagir. Mas não existe esse momento. Para o empreendedor, o ideal é não esperar pelo momento ideal. Existem soluções dentro das próprias empresas, mas que ainda não foram visualizadas pela “falta de tempo” dos gestores. A maior parte dos empresários encontra como solução para a crise demitir parte de sua equipe e operacionalizar os serviços outrora desenvolvidos por estes. Além disso tentam reduzir despesas fúteis, como o copo do cafezinho ou até mesmo a água mineral disponível aos clientes. Não, estas não são as melhores maneiras para a sobrevivência perante a crise.

O que fazer para sobreviver à crise?

O que fazer para sobreviver à crise?

A grande decisão para tal é pensar. E, para pensar, o empresário necessita ter tempo. Todo o foco hoje está na operação. Esquecemos que toda operação depende de um planejamento e esta é a ferramenta fundamental para “mudar o jogo”.

Planejar é antecipar-se aos problemas, tomando decisões até certo ponto dolorosas, mas que produzirão resultados em tempo hábil, permitindo o empresário correr o risco calculado. Planejar é estudar as tendências desta mesma crise, analisando o que pode ser implantado e aquilo que pode ser evitado. É andar na contramão quando todos seguem o mesmo rumo.

As alternativas não estão só no aumento do faturamento, mas também na redução da despesa. Contudo, antes de cortar tudo, a torta e a direita, se organize. Busque ajuda de forma preventiva, afinal temos o modelo reativo como padrão. Não está fácil pra ninguém, mas, pra você que busca uma solução, nós estamos aqui para te ajudar!

Conte conosco! Queremos te ajudar a ter um FELIZ 2017!

Um forte abraço,
André Farias
Consultor Empresarial

Por | 2018-03-22T10:27:16+00:00 16 dez 2016|

Sobre o autor:

Deixar um comentário