Português e Internet

As novas tecnologias propiciaram uma espécie de revolução nunca antes vista na história da humanidade. Somos bombardeados, diariamente, por inúmeras informações, sejam elas de ordem visual ou textual, a todo momento. A Comunicação conquistou o seu protagonismo e sinalizou que, sem ela, nada funciona.

O contexto de digitalização, seja ele social, psicológico ou virtual, fomentou a era dos aplicativos de mensagens instantâneas e a própria fala imergiu-se dentro da grafia. O nosso bom e velho Português se viu diante de inúmeras gírias, maneirismos e de uma escrita bastante adaptada aos dias atuais e à nova geração. É preciso atentar-se, no entanto, para os desafios que essa “nova” realidade pode nos proporcionar.

palavras-referenciaPrimeiro porque, as regras da escrita podem e devem ser respeitadas apesar das adaptações. É certo que, para comunicar-se com determinado público, poderão surgir mudanças. Entretanto, a “raiz” da língua mãe permanece a mesma. Uma palavra ou um texto bem escrito será sempre bem aceito e bem reconhecido em todo e qualquer lugar. Agora, quando optamos por substituir “você” por “vc” todo cuidado é pouco.

Em uma roda de amigos ou até mesmo dentro de uma realidade mais íntima e familiar, certos jargões são aceitos com bastante naturalidade. Quando estamos inseridos no mundo do trabalho, é importante adequar-se à realidade da organização, bem como suas regras e costumes. Nas mídias sociais, recomendamos procurar um profissional qualificado. Ele te orientará na busca pela melhor linguagem que se adaptará melhor ao seu público-alvo, respeitando, claro, as regras básicas da nossa língua e do contexto propiciado pela criação da marca.

A Amarkante Consultoria oferta o serviço de mídias sociais e buscar estar sempre atenta às novas necessidades que o mercado impõe. Se você tem alguma dúvida ou precisa de ajuda, fale conosco!

Até breve!

Anne Caroline Bomfim – Jornalista da Amarkante

Por | 2018-03-22T10:27:13+00:00 10 fev 2017|

Sobre o autor:

Deixar um comentário