Influência Social e mecanismos de persuasão para o seu negócio

Imagine que você chega a uma cidade onde nunca esteve antes e decide sair para jantar. Na rua, todos os bares e restaurantes são bastante parecidos. Em qual você entra para comer? Provavelmente no mais cheio. Isso porque o local mais cheio parece ser o melhor, e o mais vazio o fez entender que a comida não é tão boa ou é cara demais. Está aí: você acabou de usar as outras pessoas como atalhos na tomada de uma decisão. E, acredite: nós fazemos isso o tempo todo.

Veja como aplicar mecanismos de persuasão para o seu negócio:

  1. Métricas de vaidade têm o seu valor

Escolha os números mais impactantes relacionados ao seu negócio e use-os como forma de validação social da sua marca. Podem ser o número de clientes já atendidos, as horas de consultoria dadas, ou até algo mais criativo relacionado ao seu segmento.

  1. influencia-socialToda compra é social

Com a explosão dos e-commerces, é fácil entender a influência das opiniões dos outros usuários na tomada de decisão de compra online, por meio das avaliações sociais. Faça diagnóstico sobre a sua marca na internet e crie incentivos para que seus consumidores deixem depoimentos espontâneos na sua página do Facebook ou respondam a pesquisas de satisfação com autorização para você usar os seus depoimentos em comunicações futuras.

  1. Prepare o megafone, mas deixe os outros falarem por você

Deixe seus clientes falarem por você. Coloque depoimentos reais pelo seu site, na página de compra e até nos anúncios que cria. O argumento de autoridade também pode ser poderoso para legitimar a sua empresa. Por serem ícones reconhecidos de marcas, empresas e organizações com credibilidade, a associação com a sua marca também afeta a percepção de valor que seus clientes terão de você. Mas, se a sua marca ainda é pouco conhecida ou a proposta da sua startup é bastante inovadora, use o trabalho de assessoria de imprensa para aumentar seu capital social.

  1. LiderançaO capital social de um líder pode moldar a cultura da empresa

Dentro de uma empresa, a liderança define a barra do que é modelo de comportamento, linguagem, formalidade, flexibilidade e até o código de vestimenta. O empreendedor molda a cultura de sua organização por meio de sua própria personalidade. Se você não estiver bem, com certeza esse sentimento tende a se espalhar por toda a equipe, feito rastilho de pólvora.

  1. A pior pessoa do time determina o que é aceitável

Sabe quando aquela pessoa chega atrasada à reunião ou não entrega um projeto no prazo? Pois é, ela também pode influenciar o comportamento do restante do seu time, e para pior. Eliminar comportamento e crenças destrutivas abre caminho para a excelência se espalhar — particularmente quando esses impedimentos confrontam com a mentalidade que propele o desempenho da organização.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre qualquer assunto exposto aqui, não se preocupe. Mande-nos uma mensagem ou entre em contato com a Amarkante. Espero que você tenha gostado da leitura! Até a próxima.

Pedro Andrade – Coordenador Administrativo 

Por | 2018-03-22T10:27:12+00:00 3 mar 2017|

Sobre o autor:

Deixar um comentário