Empresa nota 10, atendimento nota 10!

Olá, internautas!

Nesta semana trazemos para vocês um texto* importante e esclarecedor que trata da importância da oferta do bom atendimento ao cliente em qualquer empresa. A matéria foi publicada no site da Endeavor, que é uma organização que está presente em mais de 18 países – inclusive no Brasil – e que atua nas diversas frentes com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e a sua importância na sociedade.

Boa leitura e até a próxima semana!

GoogleÉ muito importante que o cliente sinta que o atendimento que está recebendo é diferenciado e que a empresa está comprometida em resolver o problema do cliente de verdade. O que mais define uma empresa que respeita o cliente é oferecer produtos de boa qualidade. O Google, por exemplo, não tem um telefone fixo, ou seja, não quer interagir com a maioria dos seus usuários. O McDonald’s não te oferece um guardanapo de linho. Nenhum desses comportamentos é necessariamente ruim, apenas exemplos de possibilidades de alinhamento (ou falta de alinhamento).

Você ganha muito quando atende bem o seu cliente

“É um erro concluir que qualquer exemplo seja automaticamente bom ou ruim. Uma empresa pode gastar quase nada com atendimento ao cliente e ainda assim ser bem sucedida em alcançar seus objetivos” afirma Seth Godin, no artigo “Para que serve o atendimento ao cliente?”. Para ele, você deve investir no atendimento da sua empresa para aumentar a expectativa do consumidor, entregando muito mais do que é esperado, e isso já é um grande diferencial.

Outro motivo apontado pelo especialista: para reduzir o boca-a-boca negativo. Além disso, quando você investe nesse campo, atendimento, também está construindo uma relação de confiança e tratando de forma “diferenciada” aqueles clientes que são, de fato, especiais.

bom-atendimento-casal-sendo-atendidoDicas para alcançar a excelência no atendimento

No artigo “A excelência no atendimento”, Daniel Bezerra, CEO da Exection, aborda o tema de maneira bastante prática e traz para o empreendedor dicas de práticas que ele adotou para melhorar o atendimento na empresa que comanda.

1: Pergunte para o seu cliente de que forma ele gostaria que o produto ou serviço fosse entregue. Pode parecer bobagem, mas com uma simples pergunta você pode conhecer melhor o seu cliente e detectar pontos que poderiam ser melhorados.

2: Transforme a resposta do cliente em metas a serem alcançadas e modifique o processo para atendê-lo. É preciso transformar conhecimento em ações para se chegar a algum lugar.

A importância da excelência ser um valor da empresa

Outro ponto muito importante: a qualidade de atendimento precisa ser um valor incorporado na cultura da empresa, caso contrário, você estará sempre nadando contra a corrente ao tentar implementar mudanças que imputem nesse setor. Pense sobre isso. Observe a forma como seus gestores se comportam em relação à essa ideia – eles precisam incorporar, assim como você – esse comportamento.

*Texto adapto e resumido. Confira a versão completa em: https://endeavor.org.br/atendimento/

Por | 2018-03-22T10:27:11+00:00 16 mar 2017|

Sobre o autor:

Deixar um comentário