Deflação: o que isso representa para sua empresa?

*Texto de Érlon Barros – Consultor

O Brasil vem passando por sérios problemas políticos, gerando grande reflexo na economia e impulsionando um processo de recessão. Diante deste jogo de xadrez financeiro aparece um novo aspecto macroeconômico: a deflação. Vamos tentar de formar objetiva explicar o que ela é e suas consequências para a sua empresa.

Depression Rezession AbschwungDeflação é o contrário da inflação, ou seja, a diminuição do preço ao consumidor em um determinado período de tempo. No Brasil, o cálculo é feito pelo Índice Geral de Preço ao Consumidor Amplo – IPCA. Este fenômeno econômico ocorreu no Brasil neste mês de junho, embora seja incomum; o mais recente registro foi datado em junho de 2006.

Na prática, um mês isolado de deflação não altera o cotidiano empresarial. Contudo, se a deflação se estabelece, as consequências podem ser tão graves quanto se vê na inflação sem controle (nossa conhecida de longa data). Num cenário de inflação, as principais consequências são: baixo crescimento, desemprego e diminuição nas vendas – o consumidor passa a ter a sensação de que é melhor poupar na esperança de alcançar preços cada vez mais baixos. A postura extremamente cautelosa da população pode levar ao intenso desaquecimento da economia e ampliar de forma significativa as mazelas socioeconômicas do país.

Vivemos um momento que inspira cautela e zelo com as finanças. Convém lembrar que o remédio e o veneno possuem o mesmo princípio, o que diferencia ambos é a dose. A cautela por si só não leva para muito longe. A saída para a crise continuam sendo a ousadia e a criatividade!

Por | 2018-03-22T10:27:06+00:00 21 jul 2017|

Sobre o autor:

2 Comentários

  1. Camilo Cotrim 21 de julho de 2017 at 21:44 - Reply

    Artigo muito bom! Simples, objetivo e direto. Que o Governo saiba agir no controle da deflação. Parabéns!

    • amarkante 7 de maio de 2018 at 09:56 - Reply

      Olá, Camilo! Ficamos felizes em saber que você gostou do texto. Em 2018, continue acompanhando as nossas publicações. 😀

Deixar um comentário