A importância do Design nas redes sociais

*Texto de Alonso Júnior, estagiário de Design Gráfico

Marcas estão ficando cada vez mais ativas nas redes sociais. Quando ela usa uma imagem em sua página torna-se mais fácil por parte dos seus seguidores lembrar dela. Se você se identifica com a imagem ou se ela provoca alguma emoção em você, existe até a possibilidade de você a compartilhar. Sem intenção, você acaba anunciando a marca em sua própria rede social. Esse é o poder de um bom design.

Um exemplo típico que podemos citar aqui é o instagram da “Oreo”. Para simplificar, a Oreo é uma marca de biscoitos. O que eles poderiam bolar para atrair o seu interesse? O time de design elaborou as peças mais criativas que poderiam ser feitas com um biscoito. Eles podem até não anunciar imediatamente, mas quando você olha a página, dá até vontade de ir comprar um pacote.

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Imagens são usadas para anunciar um produto. Elas também podem ser usadas para transmitir a cultura da empresa. Na maioria das vezes, o design foca tanto na propaganda do produto que esquece o que realmente faz a empresa ser um sucesso. Em alguns casos as redes sociais se tornam a perfeita plataforma para mostrar o processo de produção interno daquela organização. Imagens de colaboradores se divertindo ou trabalhando fazem com que os clientes se relacionem com a empresa em um nível mais pessoal.

O papel do design gráfico não se limita a fotos bonitas. Ele também tem a ver com branding. A escolha das cores a ser usada em uma campanha e até o posicionamento da logo, por exemplo, gera uma percepção diferente no público-consumidor. Enquanto algumas grandes marcas usam cores neutras e limitadas, o Google usa cores vibrantes e uma variedade de paletas nos seus gráficos. Isso traz um sentido de juventude e brincadeira na maneira em que ele é percebido.

O uso de cores diferentes também significa que ela não é uma empresa limitada a um tipo de serviço. Ela transmite um sentimento de múltiplas possibilidades. Se você olhar nas páginas da Google nas redes sociais, você vai perceber o quão consistente eles são com o branding. A Google usa o mesmo logo, a mesma imagem de capa para todas as suas redes sociais. Isso traz um senso de união e constrói um sentimento de familiaridade com seus usuários.

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Na próxima vez que você estiver navegando nas redes sociais, pense no que faz você curtir ou compartilhar um post, o que atrai a sua atenção. Olhe também as páginas de algumas empresas se elas têm esse senso de união nelas. O papel do design gráfico está crescendo cada dia mais e isso é apenas a ponta do iceberg.

Por | 2018-03-22T10:27:05+00:00 25 ago 2017|

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