Atrair, selecionar e reter os melhores!

*Texto de Adezio Olegário – estagiário de Administração/Departamento de RH

Quando falamos em resultados, estamos nos referindo a fatores importantes e decisivos dentro de uma organização, sendo esses diretamente relacionados ao capital humano, aos colaboradores, pessoas que formam e fazem uma empresa funcionar. Porém, estes precisam estar alinhados aos objetivos da mesma, buscando diariamente superar o esperado.

Mas, traremos notícias não tão boas, e que é um grande desafio aos empresários e empreendedores, que é atrair gente boa, selecionar e reter. A ideia de competitividade não se resume a vendas quando comparadas a concorrência, mas também em dispor de um ambiente de trabalho saudável e que também atenda às necessidades e expectativas dos potenciais candidatos a colaboradores. Diria que é uma via de mão dupla, onde ambos os lados devem dispor de benefícios que gerem satisfação.

contratar-os-melhores-profissionais-desenvolvimento-criacao-de-sites-no-brasilE como buscar ter gente boa, alinhada aos propósitos da empresa, que se mantenham motivadas e produtivas?

Vamos listar abaixo alguns passos que podem reduzir os riscos de perda do capital humano e fazer com que sua empresa seja referência em um bom ambiente de trabalho, além de melhorar seus resultados:

  1. Preocupe-se em ter uma cultura meritocrática, de reconhecimento e valorização;
  2. Tenha valores bem definidos e cumpra com cada um deles;
  3. Estruture seu departamento de Recursos Humanos;
  4. Faça um processo seletivo sério, respeitando etapas, identificando a capacidade técnica, perfil e personalidade do candidato através de testes e avaliações psicológicas;
  5. Mantenha um banco de talentos;
  6. Capacite seus colaboradores;
  7. Pesquise o clima organizacional periodicamente com profissionais capacitados;
  8. Escute seu pessoal, mantendo uma relação de proximidade;

Devemos ter a preocupação quanto à saúde dentro de nossa empresa, e esses são os pontos mais relevantes e prioritários para que se mantenha boas perspectivas. Entretanto, visto a dificuldade em conseguir planejar, desenvolver, aplicar e fiscalizar todos os pontos levantados acima, temos como dica a terceirização desses serviços, proporcionando otimização do tempo, prezando pela impessoalidade, não enviesando os dados a serem obtidos, além de uma visão holística de profissionais capacitados para atuação específica à Gestão de Pessoas.

Temos muito mais para te oferecer e contribuir para o crescimento de sua empresa, que começa em uma boa equipe. Entre em contato conosco, marque uma visita! Estamos te esperando!

Por | 2018-03-22T10:27:05+00:00 8 set 2017|

Sobre o autor:

Deixar um comentário