Preço ou Valor? De que lado você está?

*Texto de André Farias – Diretor

É isso mesmo. Não podemos trabalhar as duas coisas ao mesmo tempo. Vivemos numa economia que tenta apresentar preço e valor simultaneamente. E isso é humanamente impossível. Para se agregar valor ao negócio de qualquer pessoa precisamos ter dados suficientes para tal, o que não se constrói da noite para o dia. Precisamos ter argumentos abalizados em uma política de trabalho sólida, que só pode ser construída com uma ideia muito diferenciada ou com uma experiência de mercado bem recomendada.

Este valor requer dedicação de estudo, de empenho, de capacitação e de muito networking para conhecimento do mercado. Ninguém pode apresentar uma solução como esta aleatoriamente. Contudo, o oposto disso (o preço) pode ser adquirido de forma mais prática: basta

preço ou valoruma boa estratégia de compra para ter um preço baixo. O grande gargalo é que, em nenhum segmento ou mercado, uma empresa consegue manter o seu preço o mais baixo do mercado sempre. E é exatamente por este fator que ninguém consegue fidelizar um cliente por preço.

Quem procura algo por preço baixo nunca pode exigir uma qualidade diferenciada de determinado item. Um produto com um preço baixo sempre terá uma qualidade inferior ao mercado de qualidade alta. Por exemplo: você pode comprar uma calça por R$ 30,00 e ela durará 3 meses. Em contrapartida você pode pagar R$ 300,00 em outra calça que dure 3 anos. Dai consiste a diferença entre preço e valor, e você precisa decidir de que lado está. A maioria das empresas decide acompanhar o mercado e não definem qual a estratégia usar.

O mercado está cada dia mais exigente, principalmente com o poder de decisão que o cliente possui. Ninguém consegue mensurar um sonho de consumo do ser humano. Ele é capaz de tudo para conseguir o que tanto almeja. Existem empresas que há tempo perceberam isso e já se posicionam de forma diferenciada no mercado. Outras, mesmo correndo contra o tempo, estão se adaptando. E você, de que lado está?

Finalizo com a mesma pergunta do inicio e terei o prazer em te responder!

Entre em contato conosco!

Por | 2018-06-14T09:24:37+00:00 15 set 2017|

Sobre o autor:

André Farias
André Farias, administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing, Finanças Empresariais, Gestão Mercadológica e Gestão de Varejo em Vendas. Consultor e Palestrante Empresarial, além de diretor da Amarkante Consultoria. Gosta de ler livros de gestão e bibliografia, além de ouvir uma boa música!

Deixar um comentário