Logística, por que se preocupar com ela?

*Texto de José Gomes – Consultor

logisticaIndependente do tamanho de sua empresa é essencial entender os processos logísticos envolvidos no seu negócio, como também os custos e desafios que os envolvem.

Na etapa de planejamento do negócio, é estratégico e não há como excluir os processos envolvidos na logística. E essa importância deve ser levada em consideração por todo gestor. Pode parecer estranho falarmos desta forma, mas há quem menospreza ou desconsidera esse item primordial no negócio.

Principalmente os processos logísticos internos devem estar bem conectados, para que não gerem fragilidade no negócio. E é necessário ter acompanhamento dos processos logísticos externos. Daí a necessidade de se ter no negócio um gestor com visão sistêmica, especialista ou com conhecimento na área.

Estima-se que aproximadamente 10% dos custos do produto estão ligados à logística. Esse percentual pode ser estratégico para o negócio e importante para atribuição de valor do produto. Além desse custo esta envolvido diretamente na qualidade do atendimento ao seu cliente.

Redução de custos é sempre um tema atual para quem quer se manter ativo ou competitivo no mercador. É o fazer mais com menos, desafio constante de todo empreendedor. Desta forma, é importante ter mapeado os processos logísticos e os custos inerentes a eles, para que constantemente possa se verificar a possibilidade de inserir inovações, utilizar as melhores práticas do mercado e realizar mudanças nesses processos que visam à redução dos custos logísticos como também uma série de outros ganhos.

Ter uma boa operação logística sempre será uma ótima estratégia para entender e atender melhor seu cliente, bem como garantir a manutenção de seu negócio.

Quer saber mais sobre o tema?  Entre em contato com a Amarkante!

Por | 2018-03-22T10:27:04+00:00 29 set 2017|

Sobre o autor:

Deixar um comentário