O que seria de uma empresa sem seus clientes?

*Texto de André Farias

Você deve estar se perguntando: não teria outra pergunta para o tema desse texto? Pois bem, por mais óbvio que pareça precisamos falar sobre este tema. No mundo corporativo passamos a tratar os clientes com as formas mais simplórias possíveis, deixando de cativar os mesmos, ou seja, de propor o algo mais.

Contudo, a provocação da frase inicial vai mais além: quem são seus clientes? Será que você os conhece? Todas estas perguntas passam a ser respondidas agora: trataremos como principal cliente da empresa o seu cliente interno. Isso mesmo, os colaboradores de uma empresa. A grande parte dos empresários, quando se interessam, buscam alimentar os clientes, mimando-os por meio de características diversas, sem se preocupar com a sua equipe.

Vejam que incoerência: como podemos propor a um cliente interno (desmotivado) um bom atendimento ao nosso cliente externo (prospectado)? O mundo vive esse dilema.

Tratar o cliente com dignidade virou um diferencial. Perdemos os referenciais de como cativar um cliente. O nível de atendimento entre o grau ruim-péssimo é tão grande que conseguimos visualizar tranquilamente que se destaca.

O correto seria uma disputa acirrada pela qualificação cada vez maior. Ledo engano. E isso tudo proporcionado pela falta de preparo de uma equipe de vendas. Os motivos são ouvidos de diversas formas, desde a falta de grana para capacitar uma equipe à uma seleção feita da maneira mais arbitrária possível. Não podemos cobrar resultados distintos de uma equipe que não fora preparada.

Estamos caminhando numa era onde a tecnologia domina de ponta-a-ponta mas onde o ser humano pode fazer toda a diferença. Para que esta diferença seja percebida em seu negócio, o primeiro cliente que você deve estudar e conhecer bem é o seu colaborador. Quantas ideias armazenadas, quantas oportunidades desperdiçadas. Mas ainda está em tempo para rever este ponto crucial. O momento é agora! E podemos voltar claramente ao tema do texto:

O QUE SERIA DE SUA EMPRESA SEM OS SEUS CLIENTES?

Cliente Interno atrai cliente externo, e vice-versa. É simples, basta agir na direção da mudança! E ai, o que falta para construir essa ponte?

Enquanto empresa, nós temos a fórmula:

SUA ATITUDE + NOSSA FERRAMENTA = SOLUÇÃO POR RESULTADO!

Conte Conosco!

Um forte abraço!

André Farias, administrador de empresas, pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing, Finanças Empresariais, Gestão Mercadológica e Gestão de Varejo em Vendas. Consultor e Palestrante Empresarial, além de diretor da Amarkante Consultoria. Gosta de ler livros de gestão e bibliografia, além de ouvir uma boa música!

Por | 2018-05-10T10:09:11+00:00 10 maio 2018|

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