A Culpa Não É Minha!

*Texto de Diorger Macena – Consultor

Esta é a frase mais repetida pelos pequenos e médios empresários do varejo alimentício. E de quem seria a culpa, se não, deles mesmos? Administração centralizadora, desatualizada, sem processos de gestão e baixíssimo investimento em capacitação e desenvolvimento dos profissionais que fazem parte de suas empresas.

É desta forma que podemos resumir a realidade de grande parte do nosso mercado atual. Essa grande parcela de empresários prefere terceirizar a culpa da sua má gestão colocando a culpa no governo, na economia instável, nas mudanças do mercado, mão de obra de má qualidade etc.

Nesse cenário atual, o empresário é o Comprador, Gerente, Operador de PDV, Conferente e muito mais. Ele acorda antes das seis horas da manhã, vai dormir perto de meia-noite, não cuida da saúde, não aproveita o tempo com a família. E isso acontece porque ele pensa que, se dividir e delegar suas atribuições, ninguém terá capacidade em executar. Além de um tremendo medo de ser roubado, por isso, só ele pode fazer de forma segura.

A CULPA É MINHA, ENTÃO, EU POSSO COLOCAR EM QUEM EU QUISER.

 Sendo assim, surgem alguns questionamentos:

 – Quem planeja a estratégia da empresa para o próximo mês?

– Quem avalia os custos e despesas para traçar metas de redução?

– Quem observa se o atendimento ao cliente está dentro ou acima da expectativa?

– Quem percebe a necessidade de desenvolver os colaboradores da empresa?

– O que faz para melhorar os serviços da loja para atrair mais clientes?

– E o mix de produtos? Está adequado ao perfil de clientes?

Se torna cada vez mais importante e necessário definir, implantar e descentralizar processos por meio do desenvolvimento de uma boa Gestão Empresarial. É ela que vai avaliar os resultados de uma empresa e traçar planos de ação para a capacitação e profissionalização de pessoas.

E você? Está gerenciando seu negócio ou continua terceirizando a sua culpa?

 Como ponto de partida para mudança de mentalidade, indico um livro que também pode ajudá-lo na tomada de decisão: Vicente Falconi – O que importa é resultado, da autora Cristiane Correa.

Se precisar de ajuda, estou sempre à disposição. A Amarkante Consultoria está lançando um projeto inovador para fazer a diferença no mercado varejista alagoano. Continue acompanhando as mídias sociais da empresa para saber mais!

*Diorger Macena é consultor de Varejo. Ele é formado em Gestão Financeira e pós-graduado em Gestão Comercial.

Por | 2018-06-15T08:44:55+00:00 29 maio 2018|

Sobre o autor:

Diorger Macena
Diorger Macena é consultor de Varejo. Ele é formado em Gestão Financeira e pós-graduado em Gestão Comercial.

Deixar um comentário