Qual a marca que você está deixando no mundo?

*Texto de Livia Wanderley – Estagiária

Você já parou para pensar que suas ações dizem muito sobre você? Quando eu interajo com o outro, eu deixo minha marca e ele deixa sua marca em mim. Essa marca (ou impressão) pode ser positiva ou negativa de acordo com as ações tomadas durante o tempo que conversamos e as consequências delas podem determinar o tipo de relação que teremos no futuro e o que essa pessoa pensará de mim.

No mundo dos negócios isso não é diferente, as marcas que a empresa e seus colaboradores deixam em seus clientes podem gerar impressões boas e ruins. Quantas vezes você não já deixou de usar uma marca por ter uma experiência ruim durante a venda ou até mesmo no pós-venda? Nossos clientes mudaram e temos que mudar junto com eles. Não podemos mais pensar que ter o produto disponível garante a venda, nosso cliente está procurando valor agregado e experiência de compra positiva.

Mas como eu consigo inserir valor agregado ao meu produto e melhorar a experiência do meu cliente?

Citando Eugênio Bispo Melo, em seu livro Gestão de Marketing e Branding (2016), “O valor e equidade da marca (Brand Equility) é reflexo do próprio conceito de marketing, ou seja, a satisfação de necessidade, desejos e expectativas.” Uma boa gestão de marca trabalha os valores tangíveis e intangíveis da empresa de modo que estabelece uma perenidade, competitividade e lucratividade para a marca através da lealdade de seus clientes.

Essa técnica é conhecida como Branding, que vem da palavra em inglês “brand“, que significa marca – representação simbólica de uma entidade, que permite distingui-la das demais ou suas semelhantes. A principal função da gestão de marca é criar na memória do consumidor uma imagem da marca que lhe faça reconhecer e escolher esta dentre suas concorrentes.

A Gestão da Marca começa na sua concepção e se prolonga durante todo o ciclo de vida da marca, estabelecendo sempre quais as melhores estratégias assumir para que o mercado absorva a imagem que desejamos para a empresa. Porém, a criação e posicionamento na mídia online e impressa da marca não são as únicas preocupações de uma boa gestão, o contato dela com o consumidor também se estende aos processos de pesquisa, venda e pós-venda do produto ou serviço. Todo conceito e posicionamento estabelecido na gestão de marca deve ser refletido no atendimento e contato com o cliente, e, para isso, é fundamental o treinamento dos vendedores e funcionários.

Todas essas estratégias são essenciais para que a sua empresa deixe uma marca positiva no mercado e na memória do consumidor. O Branding lhe mostra onde chegar e quem atingir, prospectando novos e fidelizando os antigos clientes. Então, lhe pergunto: Qual marca você está deixando no mundo?

Já imaginou uma empresa que cuide de tudo isso para você? Somos a Amarkante, uma empresa de marketing e vendas que possui uma equipe qualificada que oferta o serviço de gestão da marca. Vamos ajudá-los no posicionamento ou reposicionamento da sua marca no mercado, cuidando da sua imagem, mídia e treinando seus colaboradores para proporcionar um momento único ao seu cliente. Venha conhecer a Amarkante!

Livia Wanderley é estagiária de Direção de Arte e estudante de Design da UNINASSAU. É graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas. Gosta de ler, ouvir e ver diferentes culturas. Sonha em fazer o mundo um lugar mais bonito e próspero.

Por | 2018-06-15T08:44:47+00:00 8 jun 2018|

Sobre o autor:

Livia Wanderley

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