Profissão Vendedor!

Outro dia ouvi um amigo dizendo que o pai dele tinha um ditado: “Eis de vencer na vida nem que seja como vendedor” e isso me fez refletir sobre essa profissão. Como as pessoas enxergam a profissão do vendedor? Como se caracteriza o dia a dia de um profissional de vendas?

A seguinte afirmação passa a ideia de que há um demérito em ser um vendedor. Contudo, sabemos que não é bem assim. Se analisarmos o processo de vendas, iremos identificar que o vendedor é o principal influenciador no processo de decisão da compra, desde a roupa que estamos usando até a casa nova.

Vendedor que é vendedor deve estudar muito, amigo. É preciso ter a resposta perfeita para cada situação que aparece no seu dia a dia. Sem vendedores, não há clientes, não há vendas e não há lucro! Possuir ótimos vendedores na empresa é essencial para vender mais, e quem não quer vender mais hoje em dia?

Em vendas, assim como em qualquer outra profissão, conhecer o outro é muito importante para o sucesso das suas relações, sejam clientes, fornecedores, amigos etc. O dia a dia de um vendedor é uma constante surpresa. Para ganhar uma venda é preciso conhecer a realidade e o cenário dos problemas que você pode vivenciar. O cliente pode ter só um problema, mas você precisa conhecer os problemas de cada um deles.

Quem vê de fora pensa que o dia a dia do vendedor é fácil. Que é só tomar cafezinho e jogar papo fora. Porém, não é bem assim. A única certeza do vendedor é que não tem nada garantido e que não pode ter dia ruim! É preciso tratar seu cliente com a mesma atenção e carinho de sempre. Vender é deixar o cliente satisfeito!

É certo que existem pessoas que parecem ter nascido com o dom de vender, mas esse não deve ser o único diferencial na vida de um vendedor. Para isso, é primordial manter-se atualizado com as particularidades do seu mercado e seu público-alvo, utilizar-se das novas ferramentas disponíveis para área comercial e estar buscando constantemente capacitações para o seu segmento.

Se você que está lendo esse texto é vendedor ou deseja se inserir no mercado de trabalho atuando na área, prepare-se. A Amarkante criou um projeto inovador que promete fazer a diferença no mercado varejista alagoano: a AGV (Amarkante Gestão em Vendas). Quer saber mais sobre ele? Essa é a sua oportunidade. Acesse as mídias sociais do projeto para saber mais! Clique aqui para acessar a página do Facebook. No Instagram, estamos como @projetoagv

Até breve!

Por | 2018-06-15T08:44:23+00:00 15 jun 2018|

Sobre o autor:

Lucas Albuquerque
Lucas é graduado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas. Foi membro do Grupo de Pesquisas de Gestão de Políticas Públicas pelo CNPq/UFAL. Atualmente é Assistente Administrativo da Amarkante. Adora comida, principalmente hambúrguer.

Deixar um comentário