Posicionamento estratégico de produtos num estoque

A organização é um dos pontos primordiais a ser respeitado no estoque, mas não basta tê-lo estruturado corretamente, bem sinalizado e endereçado. Aliada a essa organização podemos utilizar estratégias de posicionamento de produtos no estoque, para se obter o menor custo possível e a melhor produtividade na movimentação desses itens dentro do setor.

Há diversas formas de se orientar para definir o posicionamento de produtos na área de estoque, e você utilizará a que melhor se adeque a sua estrutura ou negócio.

Um bom método é o posicionamento considerando a rotatividade dos itens, classificando-os todos pela curva ABC, onde os itens com alta rotatividade, considerados A, estarão em posições com fácil acesso e menor deslocamento até eles. Os itens B, de rotatividade média, serão alocados em posições intermediarias e os itens C em posições consideradas de difícil acesso ou distantes. Ocorrendo desta forma, fácil acesso e separação rápida dos itens com muita saída e responsáveis por boa parte das movimentações do estoque.

Neste método é importante verificar frequentemente se a classificação dos itens conforme a curva ABC está satisfatória. Podem ocorrer variações devido à mudança de demanda para um item ou interferência de sazonalidade para outro, o que requer imediata alteração na classificação e posição, e será rapidamente percebido pelo setor.

Há também a necessidade de bom entrosamento entre os setores da empresa, pois pode estar programada, por exemplo, alguma ação de marketing para um item com baixa movimentação. Essa informação tratada de forma antecipada evita grandes transtornos.

Distribuindo os itens no estoque de forma a se obter melhor produtividade de seus colaboradores em suas movimentações, reduzirá seus custos e lhe permitirá investir tempo e ações para manter boa acuracidade de estoque, atenuar erros de separação ou movimentação, e focar em melhorias para o setor.

É importante investir também em outros métodos, equipamentos e sistemas que aumente a produtividade e reduzam custos, fazendo com que seus colaboradores trabalhem de formar assertiva. Uma boa consultoria pode te ajudar nessa etapa.

Quer saber mais? A Amarkante Consultoria está a sua disposição para ajudar nesse assunto. Venha conhecer nossos serviços de Pit Stop e Choque de Gestão.

Por | 2018-11-05T15:49:59+00:00 26 out 2018|

Sobre o autor:

José Gomes
José Gomes é formado em Administração pelo Centro Universitário Tiradentes (UNIT) e possui MBA em Gestão Empresarial. Trabalha há mais de 15 anos na área de gestão e logística.

Deixar um comentário