Gestão de processos como ferramenta para redução dos custos

Olá. Estou aqui novamente para falar sobre a gestão de processos e qualidade. Você sabia que implementando alguns fundamentos da gestão de processos, é possível diminuir o custo por produto ou serviço da empresa?

Antes de tudo, o que é o custo por produto ou serviço? Custos são os gastos atrelados à atividade fim da empresa, ou seja, quanto mais se produz ou se vende, maior será o custo. Quando se fala em custo por produto ou serviço está se referindo especificamente ao custo de cada atividade.

Exemplo: A empresa produz 10 cadeiras. O custo total é R$ 50,00. O custo por produto é R$ 5,00.

O principal objetivo da gestão de processos é elevar continuamente o nível de desempenho e os resultados da empresa. Para isso, a gestão de processos promove o conhecimento das atividades da empresa.

Para monitorar os custos, especialmente o custo por produto ou serviço, é necessário mapear as atividades da sua empresa. A partir desta etapa, será identificado:

  • O que e como cada colaborador deve realizar sua atividade;
  • Se ocorre sobrecarga ou ociosidade com algum colaborador;
  • Capacidade Produtiva e sua qualidade.

Após implementar o mapeamento de atividades nas áreas de interesse, é necessário definir padrões e indicadores sobre cada atividade, setor e funcionários.

Mas o que minha empresa terá como resultado, após realizar todas estas etapas?

Além das atividades mapeadas e padronizadas, será possível identificar a capacidade produtiva (do colaborador, setor etc), a qualidade do serviço entregue e os custos relativos para cada atividade ou serviço. A partir daí, será possível observar cada etapa das atividades, e identificar onde pode ocorrer uma otimização (no tempo da atividade, custo com materiais ou equipamentos, etc), resultando na diminuição do custo por produção ou serviço.

 

Mas lembre-se, após realizar todas estas etapas, não esquecer de focar na melhoria contínua das atividades da empresa, observando os gargalos, possíveis reduções de custos e otimização de atividades.

 

Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo, que responderemos em breve!

Sua empresa está precisando aprimorar a Gestão de Processos, a Amarkante pode te ajudar!

Por | 2018-11-14T16:47:22+00:00 16 nov 2018|

Sobre o autor:

Deixar um comentário