Encantar e surpreender o cliente!

*Texto de Juliana Goes – Administradora, do Departamento de Relacionamento com o Cliente

Encantar clienteÉ fundamental que as empresas mantenham um bom relacionamento com os clientes, já que é indispensável para a fidelização. Além disso, esses clientes vão compartilhar toda a satisfação com os amigos, parentes e nas redes sociais, proporcionando uma propaganda boca a boca positiva.
Porém, apenas satisfazer o cliente não é suficiente, é preciso encantar e surpreendê-lo. Isto deve se tornar toda a experiência em um momento incrível, desde a decisão da compra até o pós-venda.
Nós temos algumas dicas para compartilhar que vão contribuir para o seu negócio:
1. Conheça bem o perfil do seu cliente e identifique a necessidade de cada um para que possa oferecer um atendimento personalizado;
2. Ofereça aos clientes o que eles realmente desejam. Além disso, faça com que eles se sintam valorizados e respeitados;
3. Ouça o cliente constantemente e com atenção. Crie também canais de contato, como site, chat online, celular, WhatsApp, e-mail;
4. Realize um pós-venda efetivo, ou seja, dê a oportunidade de os clientes fornecerem feedbacks e sugestões para a empresa. Nesse momento pode ser realizado uma pesquisa de satisfação;
5. Dê prioridade para seus melhores clientes, ou seja, eles podem ter acesso antecipado a alguma informação e aos novos produtos ou serviços da empresa;
6. Surpreenda os clientes, superando todas as expectativas. É fundamental usar toda a criatividade e imaginação. Vale até entregar uma carta escrita à mão ou entregar um brinde inesperado.
Lembre-se que os funcionários precisam estar capacitados para saber lidar com todas as situações e que estes precisam ser simpáticos, prestativos e atenciosos, além de mostrar que está interessado em resolver qualquer problema do cliente.
Você pode se espelhar em algumas grandes marcas e empresas que conseguem surpreender e encantar clientes: Nubank, Disney, Netflix, Uber, Amazon, Apple e Starbucks. Procure analisar o formato de trabalho delas e tente adaptar algumas estratégias para o seu negócio.
Viu como é possível encantar os seus clientes com algumas táticas simples? Quanto mais longo e duradouro for o relacionamento da empresa e cliente, melhor será para ambos.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco! A Amarkante está pronta a te ajudar!